Ainda não sabe por que ter um convênio médico na sua empresa? Que tal 11 vantagens de um plano de saúde empresarial para fazer você mudar de ideia?
Grandes empresas como Petrobrás e Pão de Açúcar sabem que ter um plano de saúde e cuidar da saúde dos funcionários pode ajudar a ter uma economia de 40% em gastos essenciais, é o que mostra o jornal Brasília Capital.
Acontece que trabalhar na prevenção pode reduzir os afastamentos de trabalho e necessidade de auxílio doença. Mas esses não são os únicos privilégios de se ter um plano de saúde empresarial, vem comigo descobrir 11 vantagens desse serviço.
1. Mais motivação para seus funcionários
Garantir o acesso a médicos de qualidades a seus funcionários é mostrar a eles que a empresa se preocupa com sua qualidade de vida, ou seja, valorizá-lo. Não tem nada melhor para melhorar a produtividade no trabalho do que os reconhecer como seres humanos e com suas necessidades.
Vamos imaginar o caso do Cláudio, ele acaba de descobrir uma hérnia de disco, precisa passar por um procedimento cirúrgico, mas está na fila do SUS e já foi alertado que vai demorar pelo menos 1 ano.
Se fosse na sua empresa, o Cláudio ficaria 1 ano com a angústia da espera e a hérnia de disco causando dor. Será que todo os projetos realizados por ele terão a mesma motivação do que se tivesse em boas condições de saúde?
2. Diminuição do Estresse
Já ouviu falar na síndrome de burn out? Ela está relacionada à quando o colaborador não consegue mais se interessar pela rotina do trabalho e faz tudo com muito custo. Burn out faz referência ao palito de fósforo que foi queimado e não serve para mais nada.
Pois é, as preocupações constantes são um dos gargalos que levam a saúde mental do funcionário embora. Se tiver um plano de saúde, o funcionário pode procurar um psicólogo e resolver suas questões internas antes que o fósforo se queime.
3. Reduzir número de faltas e afastamentos
Falando nisso, com o acesso a médicos e especialistas de qualidade, os membros da equipe mantém a saúde em dia fazendo check-ups, exames e tendo atendimento preventivo.
Isso pode antever diversas doenças, o Cláudio, por exemplo, teria resolvido o desconforto na coluna com algumas sessões de fisioterapia, antes de se tornar uma hérnia, que ainda vai mantê-lo afastado para a recuperação.
4. Economizar em Reposição de Funcionários
Bom, ter um plano de saúde empresarial ainda pode ajudar a economizar. Isso porque se seus funcionários precisarem se ausentar por muito tempo, provavelmente vai ser preciso contratar um temporário para cumprir a mesma função.
Para esse exemplo, vamos usar Fernanda, ela é auxiliar de limpeza em uma firma de produção de bebidas. Todas as escalas são bem definidas na empresa, há uma colaboradora na limpeza pela manhã, outra a tarde e uma terceira a noite.
Acontece que Fernanda tinha diabetes e não sabia, devido a isso um abcesso surgiu em sua coxa. Agora ela vai precisar passar por procedimento cirúrgico e ficar afastada. A empresa vai ter que pagar o salário no período do afastamento e custear um outro profissional para a limpeza.
5. É de fácil adesão
Outra vantagem do plano de saúde empresarial é que sua adesão é fácil. Depois de escolher o pacote de serviços e assinar o contrato, os funcionários podem começar os atendimentos em 30 dias.
Além disso, o plano de saúde empresarial é mais fácil de ser encontrado do que o individual, que está cada vez mais escasso. Isso porque o reajuste dos primeiros é feito pela própria operadora, o que facilita a atualização dos valores.
6. Cobertura Nacional
Da mesma forma, os planos de saúde empresariais têm a vantagem da cobertura nacional, pois geralmente são as grandes incorporadoras que farão a gestora do plano. Amil, Bradesco, Unimed, One Health e outras companhias atende no Brasil inteiro.
Isso inclusive, é ótimo se sua empresa precisa que o profissional se desloque, ou mesmo se você vai ter que se viajar para outro estado.
7. Medicina Preventiva
Como vimos, apostar na medicina preventiva é o caminho para várias vantagens do plano de saúde empresarial. Na verdade, várias incorporadoras têm ações de conscientização que podem ser de extrema valia para sua empresa.
Eu já conheci algumas que conseguiam profissionais para fazer alongamento com os funcionários, alguns exercícios e massoterapia.
Se o plano contratado tiver vinculado a plano odontológico, é possível que sejam disponibilizados consultório móvel para limpeza rápida, por exemplo, de 2 em 2 meses.
8. Praticidade nas consultas
Agora vamos lidar com a situação de um funcionário que está com dores nas costas, ou na lombar e marcou consulta pelo SUS. Dependendo do local que será atendido, o horário não é respeitado.
Assim, ele pode ficar muito mais horas do que o esperado e prejudicar todo o resto do dia. Sem falar nos casos de internações em que faltam leitos nos hospitais e os pacientes ficam dispersos por corredores.
Tudo isso vai atrapalhar o retorno ao trabalho e afetar negativamente o desempenho na empresa. Diferente do convênio que atende com mais rapidez e agilidade.
9. Passa uma boa imagem para a empresa
Além de reconhecer o trabalho do colaborador, o convênio médico também colabora com a imagem da empresa, pois os clientes e fornecedores verão que a cultura da sua empresa é de cuidado com os profissionais que a integram.
10. Ajuda a zelar pela família dos funcionários
Igualmente, o cuidado com as famílias desses profissionais pode repercutir positivamente, visto que muitos estão no emprego para dar melhor qualidade de vida a filhos e cônjuge. Desta forma, caso algum deles fique enfermo, o funcionário vai precisar se ausentar, ou vai trabalhar com essa preocupação na cabeça.
Não podemos deixar de lembrar que a sua família também pode ser assegurada pelo Plano de Saúde, já que como parte da empresa, ele se estende a vocês.
11. É mais barato
Como última das vantagens do plano de saúde empresarial, é bom ter em mente que ele é mais barato que outras alternativas como o individual/familiar e o coletivo por adesão.
No artigo sobre os mitos dos Planos de Saúde , vimos que não é preciso ser uma grande multinacional para ter acesso a esse tipo de produto.
Qualquer empresa com CNPJ e pelo menos 2 funcionários pode se vincular a um plano de saúde empresarial. O mesmo vale para pequenas empresas, Microempreendedores individuais e profissionais liberais.
No meu e-book eu dou algumas dicas para encontrar os melhores preços para seu plano de saúde, clique aqui para conferir.