Sem sombra de dúvida o plano de saúde assegura a qualidade de vida. Na hora de contratar um é melhor ter tirado todas as dúvidas e, inclusive, saber quais são os 10 mitos sobre plano de saúde.
É comum que, ao invés de procurar um especialista na área, muitas pessoas acreditem no que disse o vizinho ou algum familiar. Só que nem todos os boatos sobre convênio médico são verdadeiros.
Como afirma o Jornal Contábil, baseando-se em pesquisa do Ibope, o Plano de Saúde está entre os 3 maiores sonho do brasileiro. E se saúde não se compra, a verdade é que os cuidados dela podem sim ser assegurados com um bom convênio médio.
Então, vem comigo entender de uma vez por todas quais são os 10 mitos sobre Plano de Saúde.
1. Plano de Saúde barato não presta
Um dos mitos sobre plano de saúde mais espalhados é que o plano de saúde barato vai te deixar na mão. Esse boato vem do fato de que por muito tempo o convênio médico foi algo restrito às pessoas com melhores condições financeiras.
Entretanto, é uma tendência, principalmente nas grandes operadoras, que haja uma democratização do acesso a saúde e serviços de qualidade sejam ofertados a todos.
A diferença no valor vai ser em relação apenas a certos produtos, como por exemplo, ter acesso a um quarto privado ao invés de dormir na enfermaria, e com relação a cobertura de rede hospitalar , se é estadual , municipal ou Nacional por exemplo.
Você quem fará a escolha que melhor lhe atende em custo e benefício.
2. Não posso fazer cirurgia plástica
Este mito, na verdade, depende da perspectiva. É fato que cirurgias meramente estéticas como uso de Botox, bichectomia, aplicação de silicone etc. não são cobertas pelo convênio.
Ainda assim, é possível ter cobertura no caso de cirurgias de reconstrução. É o exemplo de uma pessoa que sofreu acidente de carro e teve o nariz afetado, pode sim fazer a reconstrução por meio do convênio.
3. O convênio médico não cobre as doenças que já tenho
Essa com certeza é uma das dúvidas mais frequentes de quem quer fazer um plano de saúde. Há pessoas que mentem sobre a situação anterior ou mesmo ficam sem o convênio por acreditar que a doenças pré-existentes não serão atendidas.
Bom, o melhor a fazer é informar a operadora todo seu histórico de saúde, baseado nisso ela poderá por ou não carência como pre existência ,ou aceitar ou vetar sua participação no plano.
Além disso, caso a pessoa tenha uma doença, mas não saiba, também não há nenhum problema. Neste caso cabe ao convênio oferecer cobertura integral.
4. Demissão e aposentadoria significam rescisão de contrato
É comum que os colabores rescindam o contrato do plano ao saírem da empresa. Esse costume acontece porque muitos farão parte de uma nova companhia que pode ofertar seu próprio convênio.
Ainda assim, o funcionário que desejar continuar com seu plano de saúde pode informar a operadora e permanecer com o serviço para ele e sua família. A diferença é que precisará arcar com os valores integralmente.
O mesmo serve para aposentados, não há nada que impeça a continuidade no plano, só é preciso manter as parcelas em dias. Entretanto, em 30 dias, ambos precisam expressar sua permanência.
5. A empresa pode me negar no plano de saúde
A operadora de saúde não pode vetar a participação de pessoas em seu plano individual. Contudo, quando se trata do coletivo por adesão, pode haver critérios para aceitação de um novo membro.
Isso porque eles são determinados por categorias profissionais, muitas vezes firmados por sindicatos. Além disso, não é a operadora quem irá vetar, mas a Administradora. Ficou com dúvida na diferença das duas? A ANS tem um post bem claro sobre isso.
6. Há um limite de sessões com o psicólogo
Uma reclamação frequente de pessoas que precisam de fazer psicoterapia é que há número determinado de atendimentos. Algumas operadoras podem agir de má-fé e tentar restringir o tratamento, mas o cliente tem direito a um número de sessões determinadas pelo psicólogo, esse é o profissional capacitado para avaliar a situação.
Caso tenha problemas com isso, primeiramente, notifique a operadora, se houver persistência, a melhor saída é fazer uma reclamação na Agência Nacional de Saúde Suplementar.
7. Materiais usados em cirurgia podem ser cobrados a parte
Não há qualquer fundamento para cobranças adicionais de materiais cirúrgicos, órteses ou próteses. Todas essas necessidades devem ser subsidiadas pela empresa.
8. Só grandes empresas podem ter o Plano de Saúde Empresarial
Nosso oitavo mito é que só empresas podem usar o Plano Empresarial. Embora o nome possa confundir, esse plano está disponível para aqueles que sejam pessoa jurídica, ou seja, tenham CNPJ.
Outra requisição para adesão do Plano de Saúde empresarial é que pelo menos duas pessoas participem do contrato. Falando nisso, ter um CNPJ é uma das estratégias para diminuir os custos com o Plano de Saúde, consultando o meu E-book, você tem acesso há mais duas dicas de ouro.
9. Não se negociam os reajustes
A resposta a esse mito é: depende. Para entender melhor, vamos dividir nos tipos de plano de saúde:
- Plano Individual ou familiar: o reajuste é baseado na porcentagem definida pela ANS.
- Plano coletivo por Adesão: é definido por critérios da Operadora do Plano de saúde, por isso, não pode ser negociado.
- Plano empresarial: caso sua empresa tenha mais de 30 funcionários, é totalmente possível negociar o novo valor de parcela, isso deve ser feito na renovação do contrato.
Ainda assim, em alguns casos não há muito o que argumentar, como no aumento por faixa etária ou devido a sinistralidade. No meu artigo de Tudo Sobre Plano de Saúde você entende melhor esses termos.
10. Plano de saúde é caro
Ah! Este mito é um dos mais propagados, tem pessoas que tem condições de sair das enormes filas dos hospitais públicos e desfrutar de agilidade em atendimentos, mas mesmo assim acha que plano de saúde é caro.
Muitos, por terem essa crença, nem mesmo tiram um tempo pa
ra fazer uma cotação do serviço. Mas como vimos em outros mitos, o plano de saúde pode sim caber no seu bolso.
Para isso, há diversas estratégias que ajudam a diminuir os valores, em meu E-book compartilho três, mas tenho outras abordagens. Se seu sonho é proporcionar qualidade de vida a você, a sua família e seus funcionários, entre em contato comigo e vamos encontrar o melhor plano de saúde para vocês.